sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto pedagógico possibilita conversa entre juiz e alunos



Na terça-feira, 10, a Emef Eunice Pereira de Camargo, nos Jardins de Tatuí, recebeu a visita do doutor Marcelo Nalesso Salmaso, juiz de direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Tatuí, para esclarecer dúvidas de 35 alunos através do Projeto “Conversando com o Judiciário, o juiz em minha sala”.

Idealizado pela professora Ilza Maria da Silva Grupp, responsável pela sala de 5º ano que sabatinou Salmaso, o projeto teve dois meses de preparação em sala de aula antes da visita do juiz, em que foram trabalhados a Cartilha da Justiça e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em forma de quadrinhos. “Nós reservamos dois dias na semana para trabalhar o projeto com eles” afirma Ilza.

O projeto foi desenvolvido com o auxilio do delegado aposentado José Roberto Xavier da Silva (secretário de Segurança Pública e Transportes) e o advogado Eugênio dos Santos Neto (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal) que, em sala de aula, durante os dois meses de preparação, deram palestras para as crianças.

Na visita de terça, a conversa com Salmaso foi interativa, através das perguntas dos alunos ele abordava temas vinculados diretamente com a realidade dos bairros onde moram, falando sobre bullying e drogas, por exemplo. “Tudo o que foi abordado neste projeto faz parte da vida deles”, finalizou a professora Ilza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei importante a iniciativa do judiciário nas escolas, era algo que já havia pensando.Como estudante de direito vejo que uma das vias para que a educação seja verdadeiramente valorizada é essa função do judiciário em ensinar e aproximar o cidadão na consciência dos seus direitos e deveres. Parabéns Dr. Marcelo Nalesso Salmoso, juiz de direito pela iniciativa.

Lyvia Peroba (estudante de direito/ Maceió-AL)

Postar um comentário